Agropecuária: Mundo Tropical x Mundo Temperado

Mundo Temperado
É a zona climática que se estende entre os trópicos e os cículos polares. A maior parte dos países que têm seu território dentro dessa área, é desenvolvida, como o Canadá e os Estados Unidos. 
No mundo temperado a tendência é que os períodos de crescimento sejam mais longos, devido à menor insolação
- Na Agricultura é normal o uso de tecnologia, pois praticamente todos os países já possuem um elevado grau de mecanização, já que à elevada aplicação de capitais em insumos (fertilizantes, herbicidas, sementes selecionadas, zootecnia, irrigação, etc..). Devido a esse fato, a mão-de-obra rural é baixo. Há produção de trigo, centeio, aveia, arroz, soja, beterraba açucareira, algodão, uvas, oliveiras e algumas variedades de frutas.
- Na pecuária o gado só deve ser abatido depois de crescer e engordar. A aplicação de técnicas avançadas de agronomia e zootecnia, especialmente nos países desenvolvidos, tem conseguido reduzir esse tempo necessário. Predomina a forma intensiva de criação, elevada aplicação de capitais, gado entabulado durante parte do ano, alta produtividade animal e intensa associação com as indústrias frigoríficas e de laticínios. Há destaque para os rebanhos bovinos, suínos e ovinos. 

Obs.: Só nos Estados Unidos, existe uma grande variedade de produtos, tendo como as mais importantes: Wheat belt, Corn Belt, Cotton Belt, Dairy Belt, Green Belt, Western Belt.

Mundo Tropical
O mundo Tropical corresponde à porção localizada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, sendo cortada pela linha do Equador. É a porção mais iluminada e aquecida da superfície terrestre, o que explica as temperaturas médias anuais mais elevadas. A variação de pluviosidade determina a formação de vários climas bem diversificados, variando entre os áridos, até os altamente chuvosos. A maior parte dos países presentes são subdesenvolvidos.
- Na agricultura, devido à elevada temperatura, as produções são restringidas, já que há excesso ou falta de humidade. A produção se caracteriza principalmente pela mão-de-obra, apresentando pequena taxa de mecanização.
A propriedade de terra é concentrada nas mãos de poucos, ou seja, é mal-distribuída e, em muitos desses países, ocorreram reformas agrárias, quase sempre sem sucesso. Em alguns desses países surgem manchas de modernização, em geral em áreas específicas determinadas por solos férteis ou pela proximidade de algum fator de produção positivo, como mercados, portos de exportação, vias de transporte, etc...  Há grande produção de amendoim, algodão, banana, café, cana-de-açúcar, cacau e tabaco.
 
Obs.: Devido a elevada temperatura, os produtos não variam muito de área para área.

oooi!

Ai, ai. Acabei de ver a final do BBB, e acabei perdendo meu sono. Tava aqui na internet sem fazer nada, então decidi dar uma atualizada nisso aqui. haha


Hum.. começaremos por onde? Que tal o porquê de o nosso blog ter esse nome? haha Bem, história das minhas amigas loucas, mas é claro. Nós queríamos um nome engraçadinho e tal, mas tinha que ter alguma coisa a ver com geografia, e aí o bixo pega haha Aí a Dessa deu a idéia de colocar Titicaca :D Mas afinal, o que é Titicaca? É o lago navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina. Fica na divisa do Peru e da Bolívia, e tem profundidade de aproxidamente 150 metros! E como se já não bastasse, todos esses dados, o lago Titicaca é simplesmente magnífico, a cena de águas azuis e maravilhosas, contrasta com os Andes cobertos de neve, garantindo assim uma paisagem exepcionalmente encantadora. Então não tinha o porquê de não aceitarmos uma sugestão dessas..

Beijo pras minhas meninas blogueiras mais bonitas!
Publicado por;
Vi De Luca