Agropecuária: Mundo Tropical x Mundo Temperado

Mundo Temperado
É a zona climática que se estende entre os trópicos e os cículos polares. A maior parte dos países que têm seu território dentro dessa área, é desenvolvida, como o Canadá e os Estados Unidos. 
No mundo temperado a tendência é que os períodos de crescimento sejam mais longos, devido à menor insolação
- Na Agricultura é normal o uso de tecnologia, pois praticamente todos os países já possuem um elevado grau de mecanização, já que à elevada aplicação de capitais em insumos (fertilizantes, herbicidas, sementes selecionadas, zootecnia, irrigação, etc..). Devido a esse fato, a mão-de-obra rural é baixo. Há produção de trigo, centeio, aveia, arroz, soja, beterraba açucareira, algodão, uvas, oliveiras e algumas variedades de frutas.
- Na pecuária o gado só deve ser abatido depois de crescer e engordar. A aplicação de técnicas avançadas de agronomia e zootecnia, especialmente nos países desenvolvidos, tem conseguido reduzir esse tempo necessário. Predomina a forma intensiva de criação, elevada aplicação de capitais, gado entabulado durante parte do ano, alta produtividade animal e intensa associação com as indústrias frigoríficas e de laticínios. Há destaque para os rebanhos bovinos, suínos e ovinos. 

Obs.: Só nos Estados Unidos, existe uma grande variedade de produtos, tendo como as mais importantes: Wheat belt, Corn Belt, Cotton Belt, Dairy Belt, Green Belt, Western Belt.

Mundo Tropical
O mundo Tropical corresponde à porção localizada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, sendo cortada pela linha do Equador. É a porção mais iluminada e aquecida da superfície terrestre, o que explica as temperaturas médias anuais mais elevadas. A variação de pluviosidade determina a formação de vários climas bem diversificados, variando entre os áridos, até os altamente chuvosos. A maior parte dos países presentes são subdesenvolvidos.
- Na agricultura, devido à elevada temperatura, as produções são restringidas, já que há excesso ou falta de humidade. A produção se caracteriza principalmente pela mão-de-obra, apresentando pequena taxa de mecanização.
A propriedade de terra é concentrada nas mãos de poucos, ou seja, é mal-distribuída e, em muitos desses países, ocorreram reformas agrárias, quase sempre sem sucesso. Em alguns desses países surgem manchas de modernização, em geral em áreas específicas determinadas por solos férteis ou pela proximidade de algum fator de produção positivo, como mercados, portos de exportação, vias de transporte, etc...  Há grande produção de amendoim, algodão, banana, café, cana-de-açúcar, cacau e tabaco.
 
Obs.: Devido a elevada temperatura, os produtos não variam muito de área para área.

7 comentários:



Unknown disse...

Agrossistemas : Consolidam-se nos tipos de cultivo ou de criação que serão produzidas as espécies de plantas e/ou raças de animais, assim como as técnicas envolvidas na produção agrícola ou na pecuária, além de analisar o tamanho das propriedades rurais e o nível tecnológico.

Classificação dos Agrossistemas :As propriedades rurais são classificadas segundo o nível tecnológico aplicado na pecuária e agricultura, com isso os Agrossistemas podem ser: Pecuária Tradicional,Pecuária Moderna,Agricultura Tradicional,Agricultura Moderna. Os agrossistemas são analisados também a partir do tamanho das propriedades rurais podendo ser: latifúndio (grandes propriedades rurais com 200 hectares acima) ou minifúndio (são pequenas e médias propriedades rurais).

marina. disse...

"Mudanças climáticas estão fazendo com que os trópicos se ampliem, com possíveis conseqüências para o estoque mundial de alimentos, sugeriram pesquisadores americanos.":
Os cientistas examinaram cinco pontos diferentes da largura da zona tropical e descobriram que ela aumentou entre 2 e 4,8 graus de latitude desde 1979.
Em artigo na revista Nature Geoscience, os pesquisadores disseram que a mudança das fronteiras da zona tropical, que encostam nas zonas subtropicais secas, pode levar a mudanças fundamentais no ecossistema e nas concentrações humanas.
"Mudanças nos padrões de precipitação terão implicações óbvias para os recursos agrícolas e hídricos, e podem trazer escassez acentuada para as áreas marginais."
A agricultura que depende das chuvas pode ser reduzida em 50% em alguns países africanos até 2020.

Trechos de uma reportagem sobre o suposto aumento dos trópicos no site da BBCBrasil.

marina felsky.

migz! disse...

Como os países de clima temperado encontram muito mais fatores-obstáculos para o plantio de suas culturas, tais países tentam, ou melhor, acabam criando soluções para esses obstáculos.
Então, acabam se desenvolvendo de uma forma mais rápida que os países tropicais.
E, com esse desenvolvimento, acaba se criando novas tecnologias e novas técnicas de plantio. Essa, por sua vez, serão posteriormente adotadas nos países tropicais.
Ou seja, chegamos à conclusão que, mesmo com todos os obstáculos que os páises de clima temperado enfrentam, eles sempre estarão à frente dos países tropicais.

Maria Luísa

migz! disse...

Duas das conseqüências enfrentadas por países tropicais com a intenção de competirem (em produção agrícola) com os países temperados:
- A expansão agropecuária é feita, essencialmentem, às custas das florestas tropicais, que contém a mais parte da biodiversidade mundial.

- A expansão agropecuária isola ou até agride, cada vez mais, áreas naturais protegidas e previamente estabelecidas.

Camila, 221

migz! disse...

Como foi dito no post a agropecuária dos países tropicais é um poucos mais aberta e menos limitada que as dos países de clima temperado,sendo assim é necessários alguns recursos para a modernização da agropecuária, a Alemanha por exemplo, tem investido mais de US$ 186 milhões por ano em biotecnologia, e o brasil investiu cerca de 1 milhão.

Vivian De Luca, 221

Jonas Deschamps, Sharon Rocha, João P. Beraldo, Ana C. Philippi disse...

Penso que além do clima e localização, existem outros fatores que interferem na produção agrícola como: a terra, o trabalho, e principalmente o capital. A importância de cada um desses fatores na agricultura e agropecuaria está relacionada ao grau de desenvolvimento econômico do país. A produção pode aumentar ou não dependendo da melhor utilização da terra.E todos esses fatores estão interligados, pois os paises que estão no mundo tropical podem apresentar uma terra melhor que do mundo temperado, mas com o capital e a alta tecnologia os paises do mundo temperado fazem a terra deles ser muito melhor do que dos paises do mundo trocical,pelo fato de eles serem desenvolvidos e apresentarem capital elevado, que como diz o post, são a maioria no mundo temperado.Fazendo que os paises do mundo temperado sempre sejam mais avançados.

Afirmando o que eu falei;
O caso do milho - houve um aumento crescente na produção de milho nos países desenvolvidos nas últimas décadas, mas o mesmo não aconteceu nos países subdesenvolvidos. O motivo? A adoção de tecnologias modernas, principalmente de cultivares de milho híbrido, mecanização das lavouras, correção de solos e participação do setor privado. "E isso levando em consideração que nos países em desenvolvimento dos trópicos, menos da metade está utilizando tecnologias inovadoras", afirma Pixley.


Ana Cláudia,221

migz! disse...

No mundo tropical a agricultura é um cultivo com queimadas, no qual a colheita é realizada durante alguns anos apenas, pois o solo não apresenta mais fertilidade. É chamada de agricultura itinerante e extensiva, e caracteriza-se pelos baixos rendimentos, pela rotação de terras e pela baixa densidade demográfica rural. É encontrada nos países tropicais que sofreram a implantação da plantation em se
seu período colonial, com monocultura em latifúndios, mão-de-obra barata e objetos exploratórios.

Brenda Varella, 221

Postar um comentário